Agora, que se aproxima o tempo de férias e que o sol convida ao passeio, porque não partir à descoberta do Património Religioso Português?
Cada recanto conta uma história de fé, que vale a pena testemunhar. Do Continente às Ilhas, Portugal apresenta o mais belo e único património religioso. Não perca a oportunidade de o conhecer!
1. Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga.
(Foto de Cristina Lima)
Ex-libris da cidade de Braga, o Santuário do Bom Jesus do Monte é um conjunto arquitectónico único, com estilos que vão desde o barroco ao neo-clássico e é uma obra dos arquitectos Carlos Amarante e André Soares.
Este autêntico "resort religioso", para além da Basílica e do majestoso escadório, tem espaços de lazer como o lago, a gruta, o ascensor movido a água (que torna este santuário ainda mais especial), toda uma envolvente natural verdejante e um conjunto de hotéis que permite a estadia no local, dando a oportunidade a quem o visita de usufruir da beleza deste sacro-monte durante um período mais alargado de tempo.
Tudo excelentes razões para visitar o Bom Jesus do Monte!
2. Templo-Monumento de Santa Luzia, Viana do Castelo (dedicado ao Sagrado Coração de Jesus).
(Foto de @machine_man_78)
Situado no Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, o Santuário do Sagrado Coração de Jesus surge pela devoção dos vianenses ao Sagrado Coração de Jesus, em 1743. Mas foi a partir de 1918, ano em que os habitantes da cidade sofreram uma pandemia, que surgiu a grande peregrinação que se faz a este santuário anualmente, como pagamento da promessa feita naquela data. É uma procissão que envolve milhares de peregrinos. Em 2018 cumprir-se-ão 100 anos desta peregrinação.
Apesar de ser um santuário cuja construção teve inicio em 1904, tem como inspiração o estilo românico e tem uma planta em cruz grega.
No meio da natureza, este santuário é de visita obrigatória na cidade de Viana do Castelo!
3. Santuário do Cristo Rei, Almada.
(Foto de @alexandervershinin)
Inspirado no Cristo Redentor do Corcovado, no Brasil, este santuário foi inaugurado a 17 de Maio de 1959. Foi uma obra do arquitecto António Lino e do engenheiro Francisco de Mello e Castro. É um santuário de referência e de destaque para quem passa pela cidade de Lisboa.
4. Senhor Santo Cristo dos Milagres, São Miguel, Açores.
(Foto de azorestoday.com)
Conta a história que a devoção de duas jovens deu inicio ao culto do Senhor Santo Cristo dos Milagres e que a capela actual foi concluída em 1771. Trata-se de uma capela revestida de azulejo e o tecto é adornado de medalhões. A imagem do Senhor Santo Cristo encontra-se no Altar-Mor, sendo este altar adornado de um belo trabalho de talha dourada.
É de grande importância, a procissão anual que se realiza em nome do Senhor Santo Cristo dos Milagres, procissão esta, a que ocorrem milhares de fiéis todos os anos. A imagem do Senhor Santo Cristo vai num andor que pesa 300 quilos.
Esta procissão reflecte a beleza da fé açoriana.
5. Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, Porto.
(Foto de Cristina Lima)
Obra de João de Ruão e de Nicolau Nasoni, a igreja do Bom Jesus de Matosinhos foi erguida devido ao aumento de devoção, no séc. XVIII, ao Senhor Bom Jesus. O altar desta igreja é coberto de um grande e belo trabalho de talha dourada, apresentado ao centro uma pintura de Jesus.
Uma riqueza de património sagrado da cidade do Porto, a não perder!
6. Igreja do Divino Salvador, Portimão, Algarve.
(Foto de lifecooler)
A igreja do Divino Salvador ou Igreja Matriz de Alvor data do séc. XVI e XVII, sofrendo alterações no séc. XVIII.
É caiada de branco, como é tradicional no Algarve e é de destacar os detalhes barrocos, rococó e a linda porta Manuelina. No Altar-Mor tem um retábulo rococó com uma tela pintada por Joaquim José Rasquinho.
Um belo exemplar do património religioso do Algarve!
7. Santuário do Senhor Jesus dos Milagres, Leiria.
(Foto de @santuariomilagresleiria)
Conta a lenda que um milagre se deu naquele local, que um paralítico de invocar o Senhor Jesus ficou curado. Após este acontecimento, os fieis juntaram dinheiro para erguer uma igreja e esta começou a ser construída em 1732 e em 1750 estava, praticamente, terminada. Foi uma igreja com grandes peregrinações até 1917, quando os peregrinos começaram a deslocar-se a Fátima.
8. Convento de Cristo, Tomar.
(Foto de Joana Lima)
O Convento de Cristo é o conjunto arquitectónico do Castelo de Tomar e do Convento da Ordem de Cristo. O castelo data de 1160 e era constituído pela vila, o terreiro, uma casa militar, um oratório e a charola.
Em 1420, o Infante D. Henrique transforma a casa militar num convento. É de grande importância neste espaço, a janela Manuelina e a charola.
9. Capela do Senhor da Pedra, Miramar.
(Foto de Susana Lima)
Capela junto ao mar, a Capela do Senhor da Pedra foi mandada construir em 1750 para tentar combater actos pagãos que se realizavam naquele local. Apesar de ser uma capela pequena é visitada por muita gente em peregrinação.
10. Santuário da Caldeira do Senhor Santo Cristo, São Jorge, Açores.
(Foto de wikipédia)
Benzida a 10 de Novembro de 1835, é uma igreja com um grande trabalho de cantaria de basalto negro e encontra-se rodeada de uma paisagem verde de grande beleza. A festa do Senhor Santo Cristo realiza-se no primeiro Domingo de Setembro e movimenta um grande grupo de fieis, que se deslocam à igreja para acompanhar as cerimónias religiosas.
Um santuário que na sua simplicidade transborda beleza.
Estes maravilhosos locais sagrados esperam pela vossa visita!