Em Portugal, a devoção a Nossa Senhora prolonga-se no tempo e atravessa gerações, mas tem dois pontos altos: a coroação da Virgem Maria como Rainha de Portugal e as Aparições em Fátima.
Esta devoção e amor pela mãe de Jesus fez surgir santuários em Sua honra de uma beleza única.
Conheçam aqui 15 Santuários dedicados a Maria que não pode deixar de visitar em Portugal! :)
1. Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, Braga.
(Santuário de N. S. do Sameiro, Braga - Foto de Joana Lima)
Dedicado à Imaculada Conceição, o Santuário do Sameiro, em Braga teve a sua construção iniciada a 31 de Agosto de 1890. A cripta foi inaugurada a 17 de Julho de 1979 e é na cripta que se encontra o painel 'Salvé Regina' do artista bracarense Oscar Casares. Em 1982, o Santuário do Sameiro recebeu a visita do Papa João Paulo II, e como consequência da visita encontra-se exposta a Rosa de Ouro oferecida pelo Papa ao Santuário, assim como uma relíquia deste Papa, agora Santo.
Tudo boas razões para conhecer o belo Santuário de Nossa Senhora do Sameiro!
2. Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Fátima.
(Santuário de Fátima, Fátima. - Foto de @alice_gaudelus)
A Capelinha das Aparições começou a ser construída em 1919, dois anos depois das Aparições.
A Basílica de Nossa Senhora do Rosário teve o seu inicio de construção a 13 de Maio de 1930, apesar da confirmação papal de que as aparições eram verdadeiras só surgiu a 13 de Outubro de 1930. Naquele momento foi autorizado o culto a Nossa Senhora de Fátima.
O Santuário de Fátima conta, também, com a Basílica da Santíssima Trindade, que foi terminada em 2007.
Este é o santuário mariano mais importante de Portugal e o que mais peregrinos recebe. Foi visitado por quatro Papas: Paulo VI, em 1967, João Paulo II, em 1982, 1991 e no ano 2000, pelo Papa Bento XVI, em 2010 e pelo Papa Francisco, no Centenário das Aparições, em 2017.
3. Igreja de Santa Maria Maior ou Sé Velha de Coimbra, Coimbra.
(Sé Velha de Coimbra, Coimbra. - Foto de @paulasoares87)
A sua construção teve inicio por volta de 1162, depois da Batalha de Ourique.
Trata-se de uma catedral românica, mas como todas as outras sofreu alterações ao longo do tempo, tendo esta, também, traços góticos e renascentistas.
É de salientar, o altar gótico de talha dourada e a 'Porta Especiosa' de 1530, obra de João de Ruão.
4. Igreja de Santa Maria do Castelo, Tavira, Algarve.
(Igreja de Santa Maria do Castelo, Tavira. - Foto de www.sulinformacao.pt)
Principal santuário de Tavira desde 1242, é uma igreja que apesar de manter o seu traço gótico tem, também, outros estilos arquitectónicos como o renascentista, o barroco e o neo-clássico.
Em 1748, D. Isabel de Almada Aragão mandou colocar azulejos azuis e brancos na Capela do Santíssimo. Uma igreja rica em história e beleza que não deve deixar de visitar!
5. Igreja de Nossa Senhora D'Aires, Viana do Alentejo, Évora.
(Igreja de Nossa Senhora D'Aires, Évora. - Foto de Vítor Oliveira)
Terminada em 1760, esta igreja é uma obra do padre arquitecto João Baptista. Trata-se de uma igreja, principalmente, barroca, do séc. XVIII. É de destacar os azulejos, o colorido da pedra mármore e a talha dourada, que lhe dá vida.
6. Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, Lamego.
(Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, Lamego. - Foto de @pixelschmitt)
No monte onde antes se erguia a Capela de São Estevão, encontra-se agora um santuário dedicado à Virgem Maria. A sua construção foi bastante longa, pois teve inicio em 1750 e terminou em 1905.
Um santuário de estilos rococó e barroco é uma obra de granito com azulejos e vitrais. O altar é de talha dourada e é onde se encontra a imagem de madeira de Nossa Senhora dos Remédios.
Junto ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios encontra-se um castanheiro com mais de 700 anos.
7. Igreja de Santa Maria Maior ou Sé de Lisboa, Lisboa.
(Sé de Lisboa, Lisboa.- Foto de Câmara de Lisboa)
Edificada sobre uma mesquita depois da Reconquista Cristã em 1147, são visíveis traços românico-góticos, barrocos e neo-clássicos na sua arquitectura.
São famosos os 'Painéis de São Vicente de Fora' da autoria de Nuno Gonçalves, que se encontram na capela-mor, onde estão, também, as relíquias de São Vicente.
No séc. XVII foi construída a sacristia de estilo maneirista e no séc. XVIII a capela-mor sofreu alterações passando do estilo gótico para o estilo barroco.
8. Igreja de Santa Maria, Bragança.
(Igreja de Santa Maria, Bragança. - Foto de Turismo Porto e Norte)
De origem românica, esta igreja tem um belo altar de talha dourada e um tecto pintado de rara beleza. Sofreu diversas alterações ao longo do tempo, sendo uma delas a introdução do barroco.
9. Catedral de Santa Maria ou Sé do Porto, Porto.
(Sé do Porto, Porto. - Foto de Joana Lima)
Datada do séc. XII e XIII, de estilo românico-gótico, no séc. XVII e XVIII sofreu alterações que lhe deram características do barroco.
A decoração pictórica do altar-mor é uma obra de Nicolau Nasoni.
A imagem da padroeira da cidade do Porto, Nossa Senhora da Vandôma (encontra-se do lado esquerdo do altar e do lado direito, a imagem de Nossa Senhora da Silva).
A galilé da Sé é decorada com azulejo e junto a esta encontra-se a estátua de Vimara Peres, importante repovoador de entre Minho e Douro.
10. Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua, Sesimbra.
(Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua, Sesimbra - Foto de VisitSesimbra.pt)
Este santuário mariano surgiu, segundo a lenda, quando, no séc. XIV, se encontrou numa rocha uma imagem da Virgem Maria.
Benzida em 1707, esta igreja encontra-se junto ao mar e tem o seu interior decorado com mármore e um belo tecto pintado.
O órgão data do séc. XVIII e é uma obra da oficina de Joaquim António Peres Fontanes.
11. Igreja de Nossa Senhora d'Agonia, Viana do Castelo.
(Igreja de Nossa Senhora D'Agonia, Viana do Castelo - Foto de @alexandrelrocha)
De estilo barroco, no seu interior pode-se apreciar a arte de André Soares. O portal em 'Asa de Morcego' destaca-se na fachada. A tradicional Romaria à Senhora D'Agonia é símbolo da cidade de Viana do Castelo e realiza-se anualmente no mês de Agosto.
12. Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Batalha.
(Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Batalha - Foto de @guilhermecarnaval)
D. João I mandou construir este mosteiro em 1386 para agradecer à Virgem Maria a vitória na Batalha de Aljubarrota.
Demorou dois séculos a construir e ficou a cargo dos Dominicanos. A arquitectura é gótica e alguns detalhes são Manuelinos. É Património Mundial da UNESCO desde 2007.
13. Santuário de Nossa Senhora da Conceição, Vila Viçosa.
(Santuário de Nossa Senhora da Conceição, Vila Viçosa - Foto de @jamado)
Oferecida por D. Nuno Álvares Pereira, a imagem da Rainha de Portugal encontra-se no altar deste belo santuário, em Vila Viçosa.
A igreja actual surge em 1569, no reinado de D. Sebastião.
A 14 de Maio de 1982 recebeu a visita do Papa João Paulo II.
14. Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, Nazaré.
(Santuário de N. S. da Nazaré, Nazaré - Foto de Joana Lima)
Fundado pelo Rei D. Fernando I, em 1377, este santuário tem 4 altares de talha dourada datados de 1756. O transepto é decorado de azulejos azuis e brancos onde se encontram retratadas as vidas de David e José (filho de Jacob). Estes painéis foram encomendados a uma empresa holandesa.
15. Santuário de Nossa Senhora da Penha, Guimarães.
(Santuário de N. S. da Penha, Guimarães - Foto de @coelho_henrique)
Dedicado a Nossa Senhora do Carmo, o Santuário de Nossa Senhora da Penha situa-se no Monte da Penha, em Guimarães. É uma obra do arquitecto Marques da Silva e foi inaugurado a 14 de Setembro de 1947.
Os mais belos santuários dedicados à Virgem Maria esperam pela sua visita!