(Igreja de Válega, Ovar) (Foto de Hugo Miguel Carriço)
No dia 11 de Fevereiro de 1858, Bernadette Soubirous encontrava-se na gruta de Massabielle, a apanhar lenha com a sua irmã Toinette e com uma amiga, quando uma 'senhora' lhe apareceu.
Nossa Senhora olhou para Bernadette, sorriu, e apontou para o rosário que trazia no seu braço direito.
Bernadette ajoelhou-se e ia-se benzer para iniciar a oração do rosário, quando sentiu a sua mão bloqueada. Olhou para Nossa Senhora, e esta benzeu-se, libertando a mão de Bernadette para que esta o fizesse, também.
Durante a oração, Nossa Senhora acompanhou a menina na oração do Pai Nosso e da Glória.
No dia 24 de Fevereiro, Nossa Senhora pediu oração e penitência pela conversão dos pecadores. No dia seguinte, foi pedido a Bernadette que escavasse no chão e comesse erva. Da cova escavada por Bernadette surgiu uma fonte de água fresca. Nesse momento, muitos pensaram que Bernadette estava apenas com problemas psíquicos, mas quem acreditou nela, fez despontar inúmeros milagres.
A água que brotava daquela fonte era, na verdade, milagrosa, juntamente com oração, e a sua fama rapidamente se espalhou por toda a parte. Começando até a ser dada aos doentes.
No dia 25 de Março, a senhora disse: "Que soy era Immaculata Concepciou", ou seja, "Eu sou a Imaculada Conceição" no dialecto que se falava naquela localidade francesa.
No Domingo de Páscoa, 7 de Abril, Bernadette encontrava-se na gruta a rezar junto da senhora, e segurava nas suas mãos um círio. Círio este, que começou a descer nas suas mãos.
Aí foi visível um milagre aos olhos de todos, nomeadamente de um médico que lá se encontrava, pois a vela não queimou as mãos à menina.
No dia 16 de Julho foi a última aparição e Bernadette disse que nunca tinha visto a senhora tão bonita.
Em 1860, as aparições foram declaradas como verdadeiras.
Lourdes, é neste momento, juntamente com Fátima, um dos locais de peregrinação mais importantes do mundo. Junto ao rio Gave, a gruta, a basílica, a cripta e o calvário são um dos locais de peregrinação com maior afluência do mundo.
Visitado por São João Paulo II por três vezes e pelo Papa Bento XVI no dia 15 de Setembro de 2008. É um local que permite reflexão e oração, também pela sua componente natural. O factor natureza encontra-se bem preservado naquele espaço sagrado.
Em Portugal, existem, também, várias igrejas que têm referência a Nossa Senhora de Lourdes, pelo facto de ter sido em Lourdes, que Nossa Senhora confirmou o Dogma da Imaculada Conceição, declarado pelo Papa Pio IX e se tratar de algo, particularmente importante.
O dia de Nossa Senhora de Lourdes celebra-se a 11 de Fevereiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário