Convento de Cristo, Tomar - Património Mundial da UNESCO desde 1983
(Foto de Tiago Cruz)
A UNESCO é a organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) e foi fundada em 1946 com o objectivo de promover a paz e a segurança nas áreas a que está destinado (educação, cultura e ciência). Por exemplo, na área da educação, tem reunido esforços no sentido da diminuição da analfabetização.
Mas a UNESCO destaca-se, mais ainda, na área da cultura, através da classificação de património material, natural e imaterial, e restauro de locais históricos intitulados 'Património Mundial da Humanidade'.
Em Portugal existem vários locais e monumentos com esta classificação da UNESCO, entre eles o Convento de Cristo em Tomar e o Mosteiro dos Jerónimos. Recentemente, foi também, classificado Património Imaterial da UNESCO, a falcoaria portuguesa.
Mas são muitos, os locais e artes que procuram este 'titulo' pois dá-lhes valor e prestigio a nível internacional.
No que diz respeito ao património mundial da UNESCO, Espanha é o país que tem, até ao momento, mais cidades com este título devido aos seus monumentos e ao seu valor histórico.
Portugal é bastante rico em património e história, e são muitos os monumentos portugueses candidatos a património mundial da UNESCO.
A partir do momento que conseguem este 'selo', passam a integrar uma lista de monumentos e outros, salvaguardados internacionalmente pela UNESCO e obtêm recursos do Fundo do Património Mundial para a preservação desses mesmos monumentos, locais ou artes.
Boa sorte a todos os candidatos!:)
Mosteiro dos Jerónimos - Património Mundial da UNESCO desde 1983
(Foto de @guilhermecarnaval)
Sem comentários:
Enviar um comentário