(Sé Catedral de Santa Maria de Braga - Foto de Cristina Lima)
Com registos desde o ano 400, esta Sé Catedral sofreu alterações ao longo do tempo, tendo estilos arquitectónicos que vão desde o românico ao neo-clássico.
As peças arqueológicas da igreja primitiva paleo-cristã encontra-se debaixo da capela-mor.
Esta catedral é adornada de duas torres sineiras, uma galilé e um gradeamento de ferro trabalhado no seu exterior.
No seu interior é de destacar o coro alto, com o orgão de tubos adornado de anjos dourados, os vitrais, o relógio e um belíssimo tecto.
A intervenção de D. Rodrigo de Moura Teles é visível em alguns espaços da Sé, mas é mais evidente no Tesouro-Museu da Sé, criado em 1930, e onde estão expostas peças de grande valor patrimonial e que contam a história da Cidade dos Arcebispos.
A Capela do Santissímo com um maravilhoso altar em talha dourada barroca do periodo neo-clássico deixa qualquer visitante deslumbrado.
O Arcebispo que mais marcou a cidade de Braga, D. Rodrigo de Moura Teles, encontra-se sepultado na Capela de São Geraldo, dentro da Sé.
Esta capela é decorada com bela talha dourada e azulejo.
Na Capela dos Reis, também, dentro da Sé, encontramos a sepultura de D. Afonso Henriques, Henrique de Borgonha, D. Teresa de Leão e D. Lourenço Vicente.
Para além destas capelas, existem, também, as capelas de Nossa Senhora da Glória e de Nossa Senhora da Piedade.
Esta Sé Catedral sendo a mais antiga de Portugal é de visita obrigatória para quem passa pela cidade de Braga! Uma visita a não perder! :)
(Coro alto da Sé de Braga - Foto de Joana Lima)
(Sé de Braga - Capela de São Geraldo - Foto de Joana Lima)
Sem comentários:
Enviar um comentário