(Templo-Monumento de Santa Luzia, Viana do Castelo, Portugal - Foto de @babs_martins)
Dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, ergue-se no Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, o Templo-Monumento de Santa Luzia.
A sua história teve início quando o Capitão de Cavalaria Luís de Andrade, que sofria de um problema oftamológico e pedindo a cura, mandou construir uma capela em honra de Santa Luzia, advogada dos olhos, naquele local.
Curado, o Capitão, fundou a Confraria de Santa Luzia como forma de agradecimento.
Em 1918, a cidade de Viana do Castelo foi devastada por uma pandemia Pneumónica e como devotos do Sagrado Coração de Jesus, os Vianenses pediram a sua intercessão para que pusesse fim àquela mortandade.
Prometeram, então, ao Sagrado Coração de Jesus consagrar-Lhe e peregrinar ao Templo, anualmente, no dia do Sagrado Coração de Jesus, caso, a pandemia terminasse.
Terminada a pandemia, os fiéis deram início à peregrinação anual que continua a acontecer nos dias de hoje.
Em termos arquitectónicos, o Templo tem uma planta em forma de Cruz Grega e termina numa cúpula de quatro torres de inspiração românica. A rosácea que tem na fachada é de inspiração gótica.
Para além da beleza arquitectónica, o Templo-Monumento de Santa Luzia é rodeado de uma imensa riqueza natural, tendo também, uma vista sobre o rio.
O funicular é uma opção para subir àquele sacro-monte vianense.
Tudo boas razões para visitar este belo sacro-monte de Viana do Castelo!
(Templo-Monumento de Santa Luzia - Foto de @mirrrpl)
(Templo-Monumento de Santa Luzia - Foto de @veryrocha)
Sem comentários:
Enviar um comentário