(O lago do Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal - Foto de Cristina Lima)
Fui desafiada pelo blog 'Ideias com Eco' a aprofundar o tema da ecologia no espaço religioso. Como já tinha publicado dois artigos sobre o assunto de forma geral decidi aprofundar o melhor exemplo, que é também, o meu preferido, na área do turismo religioso sustentável: o Santuário do Bom Jesus do Monte.
Com vinte e cinco hectares de mata, o Santuário do Bom Jesus do Monte é um espaço único onde a beleza da arte é enaltecida pela natureza que a envolve.
O cuidado que a Confraria do Bom Jesus tem para com o santuário em todas as suas vertentes é, também, digno de elogio.
A limpeza da mata e a atenção para com os jardins é constante.
A água, que naquele local, existe em abundância, jorra pelas fontes e é utilizada para encher o lago, seguindo do lago para o Ascensor e terminando o seu uso na rega dos campos que se encontram no sopé do monte.
O Ascensor, datado de 1882, funciona a contrapeso de água, ou seja, duas carruagens unidas por um cabo, em que a carruagem que se encontra no topo do monte é abastecida com água (podendo levar cerca de 3.500 litros) e cujo peso vai fazer subir a carruagem que se encontra no sopé do monte e que sobe vazia de água. A quantidade de água é calculada consoante o número de pessoas que vão ocupar as duas carruagens.
Parte dos resíduos da mata são utilizados como fertilizante e os que não podem ser usados como tal seguem para a central de biomassa criada no Santuário e que permite fornecer o aquecimento dos hotéis da estância.
Esta medida para além de amiga do ambiente, ajuda a reduzir as despesas.
O Santuário do Bom Jesus do Monte não é apenas o 'santuário mais perfeito da Cristandade' como escreveu Germain Bazin, historiador de arte, curador e conservador de pinturas do Museu do Louvre, mas é, também, o santuário onde o respeito pela natureza e pelo meio ambiente faz parte dos princípios de quem o fundou e de quem cuida dele diariamente.
Escreveu Camilo Castelo Branco no seu livro 'No Bom Jesus do Monte':
"Aquellas florestas, sinto eu atado o coração por meu tragadoras lembranças" .
É assim respirar o Bom Jesus do Monte!
(O Ascensor do Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal - Foto de Cristina Lima)
(Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal - Foto de Cristina Lima)
Belo Texto Cristina. Um exemplo a não perder de vista no que à integração do espaço religioso no meio ambiente diz respeito.
ResponderEliminarObrigada! Fico contente por teres gostado! :)
Eliminar