(Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal - Foto de Cristina Lima)
A primeira conferência do Ciclo de Conferências do Bom Jesus de 2019 ficou a cargo no professor Norberto Cunha da Universidade do Minho, onde falou sobre a Nossa Senhora do Sameiro.
Foi uma conferência interessante, mas sinto necessidade de destacar algo mais importante neste texto do que a conferência em si.
Tenho vindo a notar neste Ciclo de Conferências um certo desânimo por parte da Confraria do Bom Jesus devido ao baixo número de pessoas que se deslocam ao Bom Jesus para assistir às mesmas.
Já diz o ditado: "Santos da casa não fazem milagres."
O Bom Jesus ainda não tinha parqueamento organizado, como tem actualmente, se isso dependesse dos "Santos da Casa". E o parqueamento é algo importante e necessário.
O que pretendo desta vez não é descrever a conferência como fiz anteriormente mas destacar e valorizar o trabalho e o esforço da Confraria do Bom Jesus em prol do Santuário do Bom Jesus do Monte, seja com conferências, seja com tudo o que se propõe.
Apesar de parecer que o objectivo não foi alcançado com as conferências, é possível que por vezes não seja visível de imediato.
Tal como dizia, a Dra. Fátima Marinho na conferência de Dezembro de 2018, o romantismo é insistente e surgiu nos jornais periódicos com o objectivo de mudar mentalidades.
Eu aprendi coisas novas e como eu há mais gente interessada em aprender.
Seja com conferências ou com outro tipo de actividades vale sempre a pena o esforço.
A Confraria do Bom Jesus está de parabéns pelo trabalho e pelo esforço que tem tido em tudo.
Que as conferências não sejam de desânimo e de desistência mas de incentivo para levar o Bom Jesus mais além!
Vale sempre a pena!
(Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal - Foto de Cristina Lima)
(Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal - Foto de Cristina Lima)
Sem comentários:
Enviar um comentário