(Foto de Joana Lima)
Edificada no séc. XVIII, entre 1730 e 1739, tem uma fachada adornada de azulejos. Azulejos esses onde se pode ver retratada a vida do santo que lhe dá o nome: Santo Ildefonso.
Do lado esquerdo de quem está virado de frente para a porta, a aparição de Nossa Senhora a Santo Ildefonso e do lado direito, Jesus e Verónica.
Os azulejos são obra de Jorge Colaço e datam de 1932.
O altar desta igreja do século XVIII é dedicado ao Santíssimo Sacramento.
Em 1853, aproveitando a queda de uma cruz de pedra sobre o telhado da igreja, por causa de uma tempestade, para além das obras necessárias, aumentaram os ornamentos. Colocando um grupo escultórico de seis figuras em alto-relevo.
As obras não se limitaram apenas ao indispensável, mas foram alargadas a outros locais da igreja, nomeadamente o Batistério.
No Batistério encontra-se uma pintura de S. João Baptista a baptizar Jesus, "Baptismo de Cristo", uma obra de 1792, realizada por Domingos Teixeira Barros. A Pia Baptismal data de 1854 e é obra de Emídio Carlos Amatucci.
O retábulo-mor data de 1745-1751 e foi projectado por Nicolau Nasoni, com a talha de Miguel Francisco da Silva e dourado por António José Correia.
Na igreja são visiveis, nos altares, as imagens de N. S. da Solenidade, N. S. Conceição, N. S. da Piedade e Sagrado Coração de Jesus.
Para além dos altares, o templo é adornado por belos vitrais que dão colorido à igreja quando o sol os atravessa.
A Igreja de Santo Ildefonso, na Batalha, no Porto, junto à rua 31 de Janeiro, é apenas mais um dos belos santuários existentes na cidade. E que para além de ser um local de oração e de adoração é também um local digno de visita.
E como outros locais de destaque da cidade do Porto tem, também, a marca do arquitecto mais famoso da cidade: Nicolau Nasoni.
Este magnifico santuário espera a vossa visita!
(Foto de Joana Lima)
Sem comentários:
Enviar um comentário