(Foto de Cristina Lima)
Mandada construir na praia, junto ao mar, pelo abade de Gulpilhares José Barbosa Pereira rondava o ano de 1750, com o que obteve em esmolas, a Capela do Senhor da Pedra é uma obra barroca com apenas um altar, que ostenta, Cristo crucificado.
Talvez, por saber, que naquele local existiam actos pagãos e de feitiçaria, o padre de Gulpilhares tomou iniciativa de o tornar um local santo.
Mas, várias lendas acompanham este santuário cristão, como é o caso da 'marca' da pata do cavalo 'Desejado', que pertencera a D. Sebastião, que numa manhã de nevoeiro, cavalgou, segundo a lenda, naquele local, ficando a pata do cavalo marcada na rocha.
Também, há quem conte serem as patas do boi bento, o boi que aquecia o menino Jesus na em Belém. Para além destas lendas, existe uma outra...
Sobre como surgiu este local de culto, e conta que terá sido um sobrevivente de um naufrágio, que no momento de desespero, gritou por auxilio a Nosso Senhor, sendo, após prometer construir uma capela no local onde ficasse a salvo, empurrado para cima do rochedo miraculosamente.
São e salvo, ajoelhou-se em cima do rochedo e agradeceu: "Obrigado, Meu Deus! Sobre estes rochedos cumprirei a minha promessa!"
Quem conta um conto, acrescenta um ponto e esta bela capela, apesar de pequena, tem muita coisa para contar. É local de peregrinação e de tradição.
E espera pela vossa visita:)
(Foto de Cristina Lima)
(Foto de Cristina Lima)
(Foto de Cristina Lima)
Sem comentários:
Enviar um comentário