segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Igreja de São Vítor, Braga, Portugal:)

(Foto de Cristina Lima)

Em 1686, por ordem do Arcebispo D. Luís de Sousa, deu-se inicio à construção desta igreja, que foi desenhada pelo arquitecto Miguel de Lascoal, e cujos mestres pedreiros foram Estevão Moreira, residente na Maia e Pascoal Fernandes do Porto.
Antes de estar terminada a obra, o Arcebispo de Braga D. Luís de Sousa faleceu, tendo a igreja de São Vítor sido consagrada a 19 de Março de 1698 pelo novo Arcebispo, D. João de Sousa.
A fachada da igreja tem estilo barroco e maneirista. Tem dois nichos, que ostentam duas esculturas com dois arcebispos, e um brasão que é o do arcebispo fundador.
No seu interior, a igreja de São Vítor é decorada com 11.700 azulejos em tons de azul e branco. 
O conjunto de azulejos da capela-mor retratam a vida e o martírio de São Vítor, os restantes aludem a outros santos mártires.
Sem confirmação exacta, o trabalho destes azulejos é atribuído ao artista espanhol Gabriel del Barco e foram colocados pelo mestre assentador, natural de Vila do Conde, João da Costa Neto.
O retábulo do altar-mor foi iniciado por Domingos Lopes, do Porto, em 1691, mas o contrato não foi executado, tendo sido passado o trabalho a Damião da Costa Figueiredo, entalhador de Braga.
Em 1815, a Confraria do Santíssimo Sacramento mandou construir o órgão, pela mão do artista Manuel de Sá Couto. O coreto é obra de Bernardo Fernandes. A pia baptismal é de mármore e tem uma tampa de pau preto datada de 1908.

A igreja de São Vítor, em Braga é uma obra rica e cheia de beleza!

E, espera pela vossa visita! :)

Escultura de São Vítor (Foto de Cristina Lima)

Sem comentários:

Enviar um comentário