quinta-feira, 16 de março de 2017

Património Religioso - Reflexo da alegria de ser cristão:)



(Sé de Braga, Braga, Portugal)
(Foto de Joana Lima)

O cinema é conhecido como sendo a Sétima Arte. Assim, as artes existentes para além do cinema são: a música, as artes cénicas [teatro e dança], a pintura, a escultura, a arquitectura e a literatura.
Tal como acontece com a arte, em que não existe apenas uma, o património religioso não é feito apenas de arquitectura, escultura e pintura, apesar destas serem as artes que mais se evidenciam.
Mas se observarmos com atenção o interior de uma igreja encontramos elementos que nos remetem para outras áreas artísticas.
O coro alto de uma igreja, normalmente adornado com um órgão imponente, é um espaço belo para os momentos musicais das celebrações. Para além do órgão, outras referências musicais como, são exemplo, anjos com instrumentos musicais, em muitos casos decoram esses mesmos espaços.
No que diz respeito à dramatização (música e dança), esta é visível nas próprias esculturas. como é exemplo da escultura que representa a Ecclesia que se encontra na Igreja de Jesus em Roma, e onde se pode ver e compreender a expressão facial das imagens e o movimento do corpo e das vestes.
A literatura está bem presente com os textos bíblicos e citações nos santuários, assim como existem diversos livros sobre a fé e sobre a vida de muitos santos da igreja.
Falta apenas, o cinema. Muitos são os filmes que nos contam a vida de Jesus, de Moisés e de tantos outros santos. Retratos fiéis ou não, mas que procuram chegar à essência das pessoas que retratam.
O património religioso nacional ou internacional, que é recheado de arte e beleza, seja ele em forma de pintura, escultura ou música. Todas elas procuram através dos sentidos levar Jesus ao coração de cada um.
A arte religiosa é apenas um reflexo da beleza e da alegria de se ser cristão.

(Igreja de Jesus, Roma, Itália)
(Photo de Lawrence OP)


(Órgão de Tubos da Igreja dos Clérigos, Porto)
(Foto de Tiago Cruz)

Sem comentários:

Enviar um comentário