segunda-feira, 25 de julho de 2016

O Santo que converteu a Península Ibérica:)


De tradição medieval, as peregrinações cristãs sempre moveram multidões a locais de culto de grande importância.
Nessa época eram de destaque peregrinações a Jerusalém, Santiago de Compostela e Braga.
Devido à tensão entre as duas últimas, surgiu um dos episódios mais famosos da história comum de Portugal e Espanha: o Pio Latrocínio. 
Corria o ano de 1102. As peregrinações eram muitas aos lugares que apresentavam relíquias de santos. Sendo conhecedor deste facto e querendo atrair um maior número de peregrinos para Santiago de Compostela, o Arcebispo galego levou consigo, sem autorização, as relíquias dos santos mais venerados em Braga: Santa Susana, São Frutuoso, S. Vítor, S. Silvestre e S. Cucufrate.  
Mais tarde, terminado o conflito entre os dois países, as relíquias foram cuidadosamente divididas entre as duas nações.
Hoje, as ligações entre Braga e Santiago de Compostela são cada vez mais próximas, nomeadamente devido aos Caminhos de Santiago. 
Os Caminhos de Santiago são percorridos todos os dias por imensos peregrinos e destaca-se o Caminho Português, que tem sido uma forma de estreitar os laços entre o Norte de Portugal e a Galiza. Não só é uma maneira de sacrifício e louvor a Deus como de turismo religioso e união entre dois países.
A vieira é símbolo dos Caminhos de Santiago e contam-se duas histórias para o seu surgimento.
A primeira diz respeito ao corpo de Santiago encontrado em Compostela. Após andar à deriva no mar, o corpo do santo encontrava-se coberto de vieiras.
A segunda versão é a lenda de Caio Carpo, conhecida em Matosinhos e que conta a conversão do gentio ao Cristianismo.
No dia do seu casamento, o soldado cavalgava, elegantemente, na praia. Porém, o cavalo, ao avistar a barca que transportava o corpo do santo, assustou-se, entrando mar dentro. Ao ver o corpo de Santiago, Caio Carpo converteu-se e foi "expulso" do mar com o seu cavalo, sobrevivendo. Quando chegaram à praia, vinham "matizadinhos" de vieiras (cobertos de vieiras).
"Matizadinhos" deu origem à palavra e nome da cidade de Matosinhos.
Hoje, 25 de Julho, dia de Santiago, todos os caminhos vão dar a Santiago, quer seja a pé, de bicicleta ou de carro.

Boa Viagem!



Sem comentários:

Enviar um comentário