domingo, 22 de abril de 2018

Santa Maria Madalena ou Santa Maria do Egipto?

(Igreja de Santa Maria de Bragança, Bragança, Portugal - Foto de Susana Lima)

Na Igreja de Santa Maria de Bragança encontra-se uma escultura do lado da epístola (lado direito de quem está virado de frente para o altar) que suscita curiosidade de quem visita aquele espaço.
Enquanto estive em Bragança durante as III Jornadas da Obra Nacional do Turismo, em Outubro de 2017, tudo levou a crer que se tratava de uma imagem invulgar de Santa Maria Madalena, mas eis que descobri que aquela imagem é a representação de Santa Maria do Egipto.
Santa Maria do Egito nasceu em 344 no Egipto e é a patrona dos penitentes.
Levou uma vida de prostituição mas quando se juntou a uma peregrinação a Jerusálem, com o objectivo de ganhar mais dinheiro desencaminhado peregrinos, ao se aproximar da Igreja do Santo Sepulcro uma força muito forte a impediu de entrar na igreja. 
Ao sentir que Deus a impedia de entrar na igreja devido aos seus graves pecados, esta caiu por terra e chorou de arrependimento.
Pediu, então, a Nossa Senhora que intercedesse por ela para que Deus a perdoasse.
Arrependida, tentou entrar novamente na igreja e conseguiu.
Depois de venerar a Santa Cruz e, em acção de graças, ouviu uma voz que lhe disse que, se cruzasse o Jordão, encontraria paz.
No dia seguinte, dirigiu-se ao Mosteiro de São João Baptista, junto ao rio Jordão, recebeu a Santa Comunhão e atravessou o rio em direcção ao deserto, onde viveu como uma ermita.
Viveu 47 anos no deserto apenas do que a natureza lhe dava.
Ao fim de 47 anos, isolada, São Zósimo da Palestina encontrou-a no deserto e ofereceu-lhe o seu manto, pois esta encontrava-se sem roupa e irreconhecível como ser humano, tal era a sua miséria.
Combinaram encontrar-se mais tarde para que ela pudesse receber a Santa Comunhão, novamente. No ano seguinte, São Zósimo dirigiu-se ao local onde a encontrara pela primeira vez mas encontrou-a morta.
Junto ao seu corpo incorrupto encontrava-se uma inscrição dizendo que milagrosamente a Santa Comunhão tinha ido ao seu encontro.
É esta a história de uma santa que pouca gente conhece e cuja imagem se encontra na Igreja de Santa Maria em Bragança!

(Santa Maria do Egipto na Igreja de Santa Maria de Bragança, Bragança, Portugal - Foto de Susana Lima)

Sem comentários:

Enviar um comentário