domingo, 17 de março de 2019

Igreja de São Nicolau, Porto, Portugal.

(Igreja de São Nicolau, Porto, Portugal - Foto de Cristina Lima)

Situada da freguesia de São Nicolau, esta igreja foi construída em 1671. Mais tarde, sofreu um incêndio que obrigou à sua reconstrução. Foi reconstruída em 1762 já em estilo barroco e neoclássico.
Sabe-se que terá existido uma capela naquele mesmo local no século XIII.
A fachada da igreja é decorada a azulejo azul e branco e granito e tem, no topo, no cimo do janelão um nicho com uma imagem do santo padroeiro: São Nicolau.
No seu interior, do lado esquerdo junto à porta de entrada encontra-se a pia baptismal e uma bela tela com uma pintura do Baptismo de Jesus.
O altar-mor é de talha dourada rococó que adorna uma pintura do Santíssimo Sacramento.
No altar-mor do lado direito encontra-se uma imagem de Santo António e do lado esquerdo uma imagem de São Nicolau.
Na sacristia existe uma exposição de ourivesaria do século XVI ao século XVIII.

Vale a pena conhecer este belo património religioso da cidade do Porto!

(Igreja de São Nicolau, Porto, Portugal - Foto de Cristina Lima)

(Igreja de São Nicolau, Porto, Portugal - Foto de Cristina Lima)

3 comentários:

  1. Curioso. Porque tem o retabulo uma imagem do Santissimo Sacramento e nao do orago? Existe trono eucaristico por detras da imagem do retabulo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde! Esta não é a única igreja do Porto que não tem o orago na pintura do altar. Na Igreja da Trindade e na Igreja de Santo Ildefonso, as telas têm representado, em Santo Ildefonso, também o Santíssimo e na Trindade, o baptismo de Jesus. O que reparei, não sei se é regra, ou não, mas as igrejas que apresentam o altar desta forma têm o orago no exterior, num nicho de pedra. E, nas que reparei são todas de estilo barroco e neo-clássico.

      Eliminar
  2. Obrigado pela resposta. Pelo que conta da Trindade, ainda se pode admitir que a tela é relacuonada uma vez que o baptismo de Jesus é uma teofania, estando presente as três Pessoas da Santíssima Trindade.
    Já o que diz sobre a igreja de Santo Ildefonso me faz perguntar se haveria nestas igrejas alguma devoção particular ao Santíssimo Sacramento (por exemplo, celebrações frequentes das 40 Horas)?

    ResponderEliminar