sexta-feira, 23 de setembro de 2016

São Pio de Pietrelcina:)

(Foto de Joana Lima)

O padre Pio nasceu no dia 25 de Maio de 1887 em Itália e foi baptizado com o nome de Francisco Forgione e escolheu o nome de Pio de Pietrelcina em honra de São Pio V, quando recebeu o hábito capuchinho.
"Oh Jesus, meu suspiro e minha vida, peço-te que faças de mim um sacerdote santo e uma vitima perfeita". Escreveu uma vez o Padre Pio.
Esta sua oração foi escutada por Deus, concedendo-lhe vários dons, nomeadamente os estigmas.
Ao longo da sua vida, Nosso Senhor deu ao Padre Pio muitos dons, como a bi-locação (podia estar em dois locais ao mesmo tempo), o discernimento que permitia ao Padre Pio ler corações, almas e consciências de quem se cruzava com ele, levitação, entre outros.
Quando tinha cinco anos de idade, o padre Pio teve a sua primeira experiência mítica: apareceu-lhe o Sagrado Coração de Jesus. Nesse momento, o santo prometeu seguir as pegadas de S. Francisco de Assis e desde então passou a ser visitado por Nossa Senhora.
Com 15 anos de idade, ingressou na Ordem Franciscana de Morcone e aí teve visões de Jesus, que lhe mostrou as lutas que teria pela frente.
No dia 10 de Agosto de 1910 foi ordenado sacerdote, e pouco tempo depois ficou doente, sendo enviado para Pietrelcina para que recuperasse.
Em 1916, melhorou o seu estado de saúde e visitou o Mosteiro de San Giovanni Rotondo e foi aí, na manhã de 20 de Setembro de 1918, que o Padre Pio recebeu os estigmas.
Naquele momento, depois de celebrar a Santa Missa, Jesus apareceu-lhe, completamente ensanguentado, do seu corpo saiam raios que pareciam flechas em direcção aos pés, mãos e peito do Padre Pio.
Escreveu o Padre Pio: "Quando voltei a mim, estava estendido no chão e com chagas. As minhas mãos, os meus pés e o meu peito sangravam e a dor era tão forte que não tinha força para me levantar, senti que ia morrer, e teria morrido se não sentisse a presença tão forte e o sustento de Nosso Senhor no meu coração. Arrastei-me de gatas até à minha cela. Quando lá cheguei, deitei-me e rezei, olhei as minhas chagas e chorei, louvando a Deus".
A 9 de Janeiro de 1940, encorajou os seus amigos espirituais a fundar um hospital para curar os doentes físicos e espiritualmente. Chamou-lhe 'Casa Alivio do Sofrimento' e abriu as portas em 1956.
São João Paulo II, quando era um jovem padre, conheceu o padre Pio e foi o único que teve conhecimento de uma chaga que o padre Pio tinha no ombro direito. A chaga de Jesus suportar a cruz.
Faleceu no dia 23 de Setembro de 1968 e foi canonizado por São João Paulo II no dia 16 de Junho de 2002.

Festeja-se hoje o dia de São Pio de Pietrelcina!


Sem comentários:

Enviar um comentário