segunda-feira, 3 de outubro de 2016

São Francisco de Assis:)

(Capela das Almas, Porto)
(Foto de Joana Lima)

Giovanni Pietro di Bernadone (São Francisco de Assis) nasceu a 5 de Julho de 1182. Fundou a Ordem Mendicante dos Frades Menores, conhecidos como Franciscanos.
Fazendo pregação itinerante, São Francisco de Assis aproximou-se dos mais pobres, procurando ajudá-los física e espiritualmente.
Filho de burgueses, Francisco desde cedo mostrou vontade de seguir a carreira das armas. No entanto, era indisciplinado e extravagante, tinha paixão pela aventura e roupas da moda, tinha o vicio da bebida e era liberal com o dinheiro, mas apesar disso, era uma pessoa bondosa.
Em 1205, entrou para o exército papal, por consequência de um sonho que teve. Sonho esse, que lhe dava uma perspectiva de glória. Mas passado pouco tempo, teve outro sonho que o confundiu, e então decidiu fazer o que entendeu daquele sonho: regressar à sua terra.
Alguns dias depois, tocado pela presença divina, Francisco começou a perder o interesse pelos seus hábitos e começou a dedicar-se aos mais necessitados. Num retiro para meditar, Francisco mostrou vontade de seguir a vida religiosa.
No período de indecisão, Francisco cruzou-se com um leproso, e sem pensar duas vezes, desceu do cavalo e cobriu o homem com o seu manto. Aquele seu acto de bondade, valeu-lhe o olhar de gratidão do leproso, que lhe deu a certeza que o seu caminho era a vida religiosa.
Certo dia, ao entrar na Igreja de São Damião para rezar, ouviu pela primeira vez a voz de Cristo. Jesus apareceu-lhe crucificado e pediu-lhe para que ele recuperasse aquela igreja, que se encontrava bastante degradada. Francisco assim fez.
Mais tarde, despojou-se de tudo, renunciou a sua herança, pediu a bênção ao Bispo e deu inicio à sua vida de frade.
Começou como pedreiro, reconstruindo igrejas e pregando. 
Em 1212, com a sua pregação já com um grande alcance, junta-se a ele, Clara d'Offreducci, futura Santa Clara e fundadora das Clarissas, ramo feminino dos frades menores.
Em 1214, dirigia-se para Marrocos com os seus irmãos frades, quando ficou doente e tendo que ficar em Espanha. Os seus irmãos frades foram assassinados em Marrocos.
Quando regressou a Assis, os frades encontravam-se desencaminhados da sua missão, fazendo com que Francisco tivesse que alterar a regra da Ordem, tornando-a mais rígida, com o objectivo de recompor a Ordem que fundara.
No Natal de 1223, já a ter êxtases místicos e a realizar milagres, Francisco foi convidado para uma festa, na qual lhe foi sugerido que fizesse uma recriação do nascimento de Jesus. Assim surgiu o primeiro presépio.
A 14 de Setembro de 1224, no dia da Exaltação da Santa Cruz, quando se encontrava em meditação, viu uma figura crucificada com 6 asas e que fez surgir nele os estigmas. São Francisco de Assis, foi assim o primeiro santo estigmatizado.
Para além dos estigmas, Francisco sofria de outras enfermidades, chegando a ficar praticamente cego.
Faleceu no dia 3 de Outubro de 1226. Foi canonizado em Julho de 1228 e em 1230 foi inaugurada a basilica com o seu nome: São Francisco de Assis.
São Francisco de Assis é o santo patrono dos animais e do meio ambiente e celebra-se o seu dia a 4 de Outubro.

(Igreja do Pópulo, Braga)
(Foto de Joana Lima)

(Bom Jesus do Monte, Braga)
(Foto de Joana Lima)


Sem comentários:

Enviar um comentário