segunda-feira, 24 de outubro de 2016

O Estilo da Talha:)

(Igreja da Misericórdia, Braga)
(Foto de Joana Lima)

Apesar de ter percorrido várias épocas e diversos estilos arquitectónicos, esta arte é de grande destaque em Portugal.
A talha dourada é a arte de talhar/trabalhar a madeira que posteriormente é coberta com folha de ouro.
Atribuída, normalmente, ao gótico, a talha dourada percorreu, também, o período manuelino, maneirista, barroco, rocaille ou rocócó e neo-clássico.
Em Portugal, foi no período gótico que este tipo de arte teve início, apartir do séc. XVII.
Independentemente da época a que pertence, existem em Portugal, os mais diversos exemplares desta arte, nomeadamente, nas igrejas.
Influenciado pelo tipo arquitectónico, o trabalho da talha pode ser mais ou menos 'exagerado'.
A arte gótica surgiu em França, durante a Alta Idade Média, entre os anos 1050 e 1100. E um dos seus maiores símbolos é a Catedral de Notre Dame de Paris.
Este estilos arquitectónicos e de arte não se aplicam apenas ao religioso, mas são as igrejas que os tornam importantes.
O estilo barroco surgiu no séc. XVI em Itália e é uma espécie de continuação de Renascimento (regresso à arte da Antiguidade Clássica). Um dos mais famosos exemplares da arte barroca é a Igreja de Santo Inácio de Loyola, em Roma.
O rocócó ou em francês Rocaille, surge também em França e significa 'concha'. Surgiu em Paris por volta de 1770 e diferencia-se do barroco, pelo uso de conchas e pedaços de vidro.
O estilo maneirista surgiu em Itália entre 1515 e 1600 e aplica-se, especialmente à escultura e trata-se de um estilo que tem, não só, traços de outros estilos arquitectónicos, mas também, trabalho 'personalizado' do autor da obra. É realizada 'à maneira' do autor, sendo mais personalizada, do que os estilos anteriores.
O estilo neo-clássico surgiu nas primeiras décadas do séc. XVIII e trata-se, também, de um regresso à antiguidade clássica (Grega e Romana). O que o diferencia do Renascimento é a época em que surge.
O trabalho de talhar madeira está presente em todas estas épocas e os exemplares em Portugal são os mais diversos.
Mas todos eles com um valor incalculável.

Quantas igrejas decoradas com talha dourada conhecem?:)

(Igreja de São Lourenço ou Igreja dos Grilos, Porto)
(Foto de Joana Lima)


Sem comentários:

Enviar um comentário