sábado, 3 de fevereiro de 2018

2ª Conferência: As Origens do Bom Jesus

(Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal - Foto de Cristina Lima)

Na semana em que o Santuário do Bom Jesus do Monte conquista a validação da sua candidatura a Património Mundial por parte da UNESCO, acontece a conferência onde é lembrada a origem deste santuário.
O professor Aurélio de Sousa ofereceu a quem assistiu à conferência um pouco dos seus conhecimentos acerca deste belo santuário.
Sabe-se que existia naquele local uma ermida dedicada à Santa Cruz nos finais do séc. XV/início do séc. XVI, mas descobriu-se que essa devoção é anterior a esse período.
Contou o professor que em 1378, a Confraria da Trindade já fazia romagens, em Maio, na data dedicada a São João Evangelista, àquela capela.
Com as batalhas, nomeadamente, a Batalha do Salado, em que participou o Arcebispo de Braga, intensificou-se a devoção à Santa Cruz e para a batalha levava-se um estandarte e a Cruz de Cristo.
Esta devoção foi sempre crescendo e no tempo da peste tornou-se muito importante.
O aumento de peregrinações àquela ermida, quer por devoção nascida em tempos conturbados, quer por peregrinação directa ou indirecta devido aos caminhos de Santiago fez com que houvesse necessidade de aumentar o santuário para poder acolher um tão grande número de peregrinos.
A terceira conferência, que acontecerá no dia 2 de Março, desvendará mais um pouco da história do Santuário do Bom Jesus do Monte.
Após a bela apresentação do professor Aurélio de Sousa, o Cónego José Paulo Abreu de forma maravilhosa e peculiar apresentou o 'Guia do Bom Jesus do Monte', um novo guia que promete ser um auxiliar a quem visita o Bom Jesus.

Mais detalhes sobre este livro especial, em breve, no blog 'Com Fé no Turismo'! 

Não percam a próxima conferência: é já no dia 2 de Março!

(Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal - Foto de Cristina Lima)

(Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal - Foto de Cristina Lima)



Sem comentários:

Enviar um comentário