sábado, 2 de junho de 2018

Bom Jesus na Circunstância dos Tempos: Devoções e Comportamentos Desviantes

(Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal - Foto de Cristina Lima)

A conferência do mês de Junho do Ciclo de Conferências do Bom Jesus: Bom Jesus na Circunstância dos Tempos teve como tema: heterodoxias e polícia eclesiástica - devoção e comportamentos desviantes e foi proferida pelo Dr. Franquelim Neiva Soares.
No séc. XVI e XVII antes do Arcebispo visitar qualquer igreja da sua arquidiocese enviava um visitador que tinha como função fazer um levantamento de todo e qualquer comportamento pecaminoso que se vivesse naquele local, dentro e fora da igreja, pois dessa forma, quando o arcebispo se drigisse ao local já se encontrava devidamente informado de tudo o que lá se passava.
A Arquidiocese de Braga não era excepção, assim como o Santuário do Bom Jesus do Monte.
Existem livros, que foram analisados pelo Dr. Franquelim, onde se encontram depoimentos detalhados de testemunhas, nomeadamente, clérigos, homens leigos e mulheres, que contam os pecados e quem os cometia dentro da Arquidiocese.
Estes cadernos, chamados de cadernos de devassas, eram queimados periodicamente com o objectivo de esconder situações graves.
Actos de delinquência como o aborto, alcovitaria, bruxaria, pedofilia, entre outros.
Para além destes actos graves foram mencionados outros actos "delinquentes" menos graves e de certa forma divertidos como vender pão asmo, ou seja, vender pão duro e preto era crime e pecado, assim como actos de ignorância, como por exemplo, não saber rezar o Pai Nosso.
Crimes de usura, murmuração, ódio entre familias e dentro das familias eram outras das devassas encontradas nos livros.
Uma lista de devassas e crimes que mostram que uma arquidiocese é feita de seres humanos imperfeitos e desde cedo se conhecia essa imperfeição e procurava-se com regras e punições minimizar o crime e o pecado existente.

Foi uma conferência interessante e tratou um tema que raramente é mencionado mas que faz parte do viver em comunidade. E na Arquidiocese de Braga não era diferente.

A próxima conferência realiza-se no dia 12 de Outubro!

Não percam! 

(Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal - Foto de Cristina Lima)

(Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal - Foto de Cristina Lima)

Sem comentários:

Enviar um comentário