terça-feira, 6 de dezembro de 2016

5 Igrejas dedicadas a São Nicolau, em Portugal:)


1. Igreja de São Nicolau, Porto


(Foto de portopatrimóniomundial.com)

A Igreja de São Nicolau, cuja construção teve inicio em 1671, é um exemplar do barroco e do neo-clássico. Tem apenas uma nave. Em 1861, a fachada foi decorada com azulejo.

2. Igreja de São Nicolau e São Julião, Lisboa


(Foto do Sistema de Informação para o Património Arquitectónico) 

Datada do séc. XIII, foi reedificada em 1780, pois a antiga igreja foi totalmente destruída pelo terramoto de 1755. Tem no tecto pinturas representado a vida de São Nicolau e alegorias às três virtudes: Fé, Esperança e Caridade.

3. Igreja de São Nicolau, Marco de Canavezes

(Foto de myownportugal)

De arquitectura românica, esta igreja remonta ao séc. XII. E faz parte da Rota do Românico.

4.Igreja de São Nicolau, Santarém

(Foto de exploresantarem.com)

De estilo maneirista, esta igreja data de 1613, e é fruto da destruição, por um incêndio, de uma igreja gótica que se encontrava naquele local.

5. Igreja de São Nicolau, Mesão Frio

(Foto de dourovalley.eu)

Foi mandada construir por D. Mafalda, esposa de D. Afonso Henriques. No séc. XVIII, sofreu grandes alterações, adaptando o seu estilo ao barroco e ao rococó.


quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Igreja e Torre dos Clérigos:)

(Foto de Piero Damiani)

Ex-libris da cidade do Porto, a Igreja e Torre dos Clérigos, são um conjunto arquitectónico do arquitecto Nicolau Nasoni e um exemplar barroco e rocaille ou rococó.
Foi lançada a primeira pedra desta obra em 1732 e foi consagrada em 1779.
O patrono desta igreja é São Felipe de Nery e é monumento nacional desde 1910.
Acredita-se que Nicolau Nasoni se encontre sepultado na Igreja dos Clérigos e neste momento decorrem as investigações com o objectivo de saber se isso, é realmente, verdade ou não.
Em 2013, a Igreja e Torre dos Clérigos celebraram 250 anos.

Como local de visita obrigatória da cidade do Porto, a Igreja e Torre dos Clérigos esperam por si!

(Foto de Yann OG)

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

10 Igrejas dedicadas a São Martinho de Tours em Portugal:)


1. Igreja de São Martinho de Cedofeita, Porto


(Foto do Sistema de Informação para o Património Arquitectónico)

A Igreja Românica de Cedofeita é conhecida como a igreja mais antiga da cidade do Porto. Tendo em conta o nome do local, Cedo-Feita, indica que a igreja foi 'feita cedo'. Os documentos mais antigos apontam para 1087 como sendo a data da sua dotação e consagração.

2. Mosteiro de São Martinho de Tibães, Braga

(Foto de Susana Lima)

Localizado no Mire de Tibães, em Braga, foi fundado no séc. XI, sendo a casa mãe dos Beneditinos de Portugal e do Brasil. Os edifícios que se vêem actualmente foram erguidos no séc. XVI e XVII e parte da obra pertence a André Soares, um dos mais influentes arquitectos da cidade de Braga.

3. Igreja de São Martinho de Lordelo ou Igreja de Lordelo do Ouro, Porto

(Foto Google.pt)

Situada no Porto, esta igreja data de 1764 e foi revestida de azulejo em 1888 pela Fábrica de Cerâmica de Massarelos.

4. Igreja de São Martinho dos Mouros, Viseu

(Foto da Rota do Românico)

Trata-se de uma igreja românica datada dos séculos XII e XIII. E é uma das igrejas mais importantes do país, dado o seu estado de conservação.

5. Igreja de São Martinho de Penafiel

(Foto do Sistema de Informação para o Património Arquitectónico)

Datada dos séculos XVI e XVII, é uma igreja cuja arquitectura foi influenciada pela arte tardo-barroca, tardo-maneirista e tardo-gótica. Foi inaugurada em 1570 e é monumento nacional desde 1910.

6. Igreja de São Martinho de Soalhães, Marco de Canavezes 

(Foto da Rota do Românico)

Erguida pelos Beneditinos, entre os séculos IX e XI, foi transformado numa abadia secular na época de 300. Esta jóia do românico, foi totalmente construída em granito e tem o tecto com 91 caixotões de madeira pintados.

7. Igreja de São Martinho e Santiago de Bougado, Trofa

(Foto do Sistema de Informação para o Património Arquitectónico)

A sua construção teve inicio no séc. XVII, mas sofreu alterações até ao séc. XX. Esta obra teve indicações de construção de Nicolau Nasoni.

8. Igreja de São Martinho de Argoncilhe, Santa Maria da Feira

(Foto de google.pt)

A igreja primitiva daquele lugar data do séc. XI, mas a igreja actual é do séc. XVII. Tem o exterior decorado com azulejo e o nicho acima da porta principal tem a imagem do orago ou patrono da igreja: São Martinho.

9. Igreja de São Martinho do Funchal, Madeira

(Foto de google,pt)

Construída na primeira metade do séc. XVIII, foi benzida e lançada a primeira pedra em 1883, mas os seus trabalhos atrasaram terminando apenas em 1918, ano em que foi inaugurada.

10. Igreja de São Martinho de Aldoar, Porto

(Foto do Sistema de Informação para o Património Arquitectónico)

Inaugurada em 1738, esta igreja tem uma única nave e apenas uma torre sineira. Também é conhecida como Igreja da Vilarinha.

Bom São Martinho!

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Santuário de Nossa Senhora da Nazaré:)

(Foto de Joana Lima)

Situado no bairro da Vila da Nazaré, na Nazaré, este santuário tem no seu interior a imagem de Nossa Senhora da Nazaré, que, conta a lenda, foi esculpida por São José quando Jesus era ainda bebé.
Trata-se de uma imagem de madeira escura, de Nossa Senhora a amamentar o menino, sentada numa cadeira.
Sabe-se que a imagem foi trazida de Mérida em Espanha para a Nazaré no ano de 711.
Este santuário foi fundado pelo rei D. Fernando em 1377 e tem quatro altares de talha dourada, oito janelas e as suas paredes são cobertas de azulejos onde se podem ver cenas da vida do rei David e da vida de José, filho de Jacob. A igreja tem no total um conjunto de 6568 azulejos, encomendados pelo santuário a uma empresa holandesa em 1708.
Os corredores e as salas adjacentes à igreja são decoradas com azulejos portugueses e datam da mesma época que os azulejos holandeses, mas são obra da oficina lisboeta de António Oliveira Bernardes.
Também, são visíveis na igreja telas que têm como tema a lenda de Nazaré.

Aqui se encontra mais um motivo para fazer turismo religioso em Portugal!

Boa visita:)

(Foto de Joana Lima)

(Foto de Joana Lima)

(Foto de Joana Lima)

(Foto de Joana Lima)

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

São Francisco de Assis:)

(Capela das Almas, Porto)
(Foto de Joana Lima)

Giovanni Pietro di Bernadone (São Francisco de Assis) nasceu a 5 de Julho de 1182. Fundou a Ordem Mendicante dos Frades Menores, conhecidos como Franciscanos.
Fazendo pregação itinerante, São Francisco de Assis aproximou-se dos mais pobres, procurando ajudá-los física e espiritualmente.
Filho de burgueses, Francisco desde cedo mostrou vontade de seguir a carreira das armas. No entanto, era indisciplinado e extravagante, tinha paixão pela aventura e roupas da moda, tinha o vicio da bebida e era liberal com o dinheiro, mas apesar disso, era uma pessoa bondosa.
Em 1205, entrou para o exército papal, por consequência de um sonho que teve. Sonho esse, que lhe dava uma perspectiva de glória. Mas passado pouco tempo, teve outro sonho que o confundiu, e então decidiu fazer o que entendeu daquele sonho: regressar à sua terra.
Alguns dias depois, tocado pela presença divina, Francisco começou a perder o interesse pelos seus hábitos e começou a dedicar-se aos mais necessitados. Num retiro para meditar, Francisco mostrou vontade de seguir a vida religiosa.
No período de indecisão, Francisco cruzou-se com um leproso, e sem pensar duas vezes, desceu do cavalo e cobriu o homem com o seu manto. Aquele seu acto de bondade, valeu-lhe o olhar de gratidão do leproso, que lhe deu a certeza que o seu caminho era a vida religiosa.
Certo dia, ao entrar na Igreja de São Damião para rezar, ouviu pela primeira vez a voz de Cristo. Jesus apareceu-lhe crucificado e pediu-lhe para que ele recuperasse aquela igreja, que se encontrava bastante degradada. Francisco assim fez.
Mais tarde, despojou-se de tudo, renunciou a sua herança, pediu a bênção ao Bispo e deu inicio à sua vida de frade.
Começou como pedreiro, reconstruindo igrejas e pregando. 
Em 1212, com a sua pregação já com um grande alcance, junta-se a ele, Clara d'Offreducci, futura Santa Clara e fundadora das Clarissas, ramo feminino dos frades menores.
Em 1214, dirigia-se para Marrocos com os seus irmãos frades, quando ficou doente e tendo que ficar em Espanha. Os seus irmãos frades foram assassinados em Marrocos.
Quando regressou a Assis, os frades encontravam-se desencaminhados da sua missão, fazendo com que Francisco tivesse que alterar a regra da Ordem, tornando-a mais rígida, com o objectivo de recompor a Ordem que fundara.
No Natal de 1223, já a ter êxtases místicos e a realizar milagres, Francisco foi convidado para uma festa, na qual lhe foi sugerido que fizesse uma recriação do nascimento de Jesus. Assim surgiu o primeiro presépio.
A 14 de Setembro de 1224, no dia da Exaltação da Santa Cruz, quando se encontrava em meditação, viu uma figura crucificada com 6 asas e que fez surgir nele os estigmas. São Francisco de Assis, foi assim o primeiro santo estigmatizado.
Para além dos estigmas, Francisco sofria de outras enfermidades, chegando a ficar praticamente cego.
Faleceu no dia 3 de Outubro de 1226. Foi canonizado em Julho de 1228 e em 1230 foi inaugurada a basilica com o seu nome: São Francisco de Assis.
São Francisco de Assis é o santo patrono dos animais e do meio ambiente e celebra-se o seu dia a 4 de Outubro.

(Igreja do Pópulo, Braga)
(Foto de Joana Lima)

(Bom Jesus do Monte, Braga)
(Foto de Joana Lima)


sexta-feira, 23 de setembro de 2016

São Pio de Pietrelcina:)

(Foto de Joana Lima)

O padre Pio nasceu no dia 25 de Maio de 1887 em Itália e foi baptizado com o nome de Francisco Forgione e escolheu o nome de Pio de Pietrelcina em honra de São Pio V, quando recebeu o hábito capuchinho.
"Oh Jesus, meu suspiro e minha vida, peço-te que faças de mim um sacerdote santo e uma vitima perfeita". Escreveu uma vez o Padre Pio.
Esta sua oração foi escutada por Deus, concedendo-lhe vários dons, nomeadamente os estigmas.
Ao longo da sua vida, Nosso Senhor deu ao Padre Pio muitos dons, como a bi-locação (podia estar em dois locais ao mesmo tempo), o discernimento que permitia ao Padre Pio ler corações, almas e consciências de quem se cruzava com ele, levitação, entre outros.
Quando tinha cinco anos de idade, o padre Pio teve a sua primeira experiência mítica: apareceu-lhe o Sagrado Coração de Jesus. Nesse momento, o santo prometeu seguir as pegadas de S. Francisco de Assis e desde então passou a ser visitado por Nossa Senhora.
Com 15 anos de idade, ingressou na Ordem Franciscana de Morcone e aí teve visões de Jesus, que lhe mostrou as lutas que teria pela frente.
No dia 10 de Agosto de 1910 foi ordenado sacerdote, e pouco tempo depois ficou doente, sendo enviado para Pietrelcina para que recuperasse.
Em 1916, melhorou o seu estado de saúde e visitou o Mosteiro de San Giovanni Rotondo e foi aí, na manhã de 20 de Setembro de 1918, que o Padre Pio recebeu os estigmas.
Naquele momento, depois de celebrar a Santa Missa, Jesus apareceu-lhe, completamente ensanguentado, do seu corpo saiam raios que pareciam flechas em direcção aos pés, mãos e peito do Padre Pio.
Escreveu o Padre Pio: "Quando voltei a mim, estava estendido no chão e com chagas. As minhas mãos, os meus pés e o meu peito sangravam e a dor era tão forte que não tinha força para me levantar, senti que ia morrer, e teria morrido se não sentisse a presença tão forte e o sustento de Nosso Senhor no meu coração. Arrastei-me de gatas até à minha cela. Quando lá cheguei, deitei-me e rezei, olhei as minhas chagas e chorei, louvando a Deus".
A 9 de Janeiro de 1940, encorajou os seus amigos espirituais a fundar um hospital para curar os doentes físicos e espiritualmente. Chamou-lhe 'Casa Alivio do Sofrimento' e abriu as portas em 1956.
São João Paulo II, quando era um jovem padre, conheceu o padre Pio e foi o único que teve conhecimento de uma chaga que o padre Pio tinha no ombro direito. A chaga de Jesus suportar a cruz.
Faleceu no dia 23 de Setembro de 1968 e foi canonizado por São João Paulo II no dia 16 de Junho de 2002.

Festeja-se hoje o dia de São Pio de Pietrelcina!


quinta-feira, 22 de setembro de 2016

'Com Fé no Turismo' em inglês:)

(Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal)
(Foto de Joana Lima)

http://bomjesus.pt/

www.facebook.com/SantuarioDoBomJesusDoMonte

www.instagram.com/confrariabomjesus/

pinterest.com/confrariabomjes/

Bom dia!

Criei um blog igual ao 'Com Fé no Turismo', com os mesmos conteúdos, mas agora em inglês.

Deixo aqui o link do blog e da página de facebook:)

http://tourismoffaith.blogspot.pt/

www.facebook.com/With-Faith-in-Tourism-1616029348690445/



terça-feira, 20 de setembro de 2016

Já viu Braga por um 'canudo' hoje?:)

(o novo 'canudo')
(Foto de Joana Lima)

"Ver Braga por um canudo" refere-se ao monóculo que no inicio do século XX foi colocado num dos miradouros do Santuário do Bom Jesus do Monte e que permitia ter uma visão alargada sobre a cidade de Braga.
Sendo monóculo uma palavra "difícil", foi facilmente baptizado de 'canudo'.
Recentemente, foi colocado no local onde se encontrava o antigo 'canudo', um novo monóculo que para além de permitir uma visão detalhada sobre a cidade, pois tem discriminados locais de destaque na cidade como a Sé de Braga ou o Estádio 1º de Maio, também tem um grande alcance, dando a oportunidade a quem o utiliza de ver do Bom Jesus até ao mar, nomeadamente, até Esposende.
O antigo 'canudo' encontra-se preservado e em exposição no Centro de Exposições Cónego Cândido Barbosa, no Bom Jesus do Monte.

Hoje é um bom dia para visitar o Bom Jesus e ver Braga por um canudo!

http://bomjesus.pt/

www.facebook.com/SantuarioDoBomJesusDoMonte

www.instagram.com/confrariabomjesus/

pinterest.com/confrariabomjes/

(o antigo 'canudo')
(Foto de www.ocio.pt)

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, Braga:)

(Painel "Salve Regina" by Oscar Casares)
(Foto de Susana Lima)

A construção deste santuário mariano teve inicio a 14 de Julho de 1863 e, a 10 de Agosto de 1877, a igreja foi consagrada.
A escultura de Nossa Senhora do Sameiro que se encontra no altar foi esculpida em Roma e benzida pelo Papa Pio IX, e encontra-se adornada com uma coroa com 25 kg de ouro maciço e brilhantes. Esta coroa foi oferecida pelas mulheres de Portugal e pela Rainha D. Amélia de Orleães.
A 17 de Junho de 1979 foi inaugurada a cripta e a 15 de Maio de 1982, o Sameiro recebeu a visita de Sua Santidade, o Papa João Paulo II.
Em 1984, foi inaugurada a estátua do Papa João Paulo II, que se encontra no exterior do santuário.
A 8 de Dezembro de 2004, no dia do 150º aniversário da Proclamação do Dogma da Imaculada Conceição, o Santuário do Sameiro recebe do Papa João Paulo II, através do seu delegado Eugénio Sales, a distinção da Rosa de Ouro.
Em 2006, é inaugurado o painel 'Salve Rainha' do artista Óscar Casares.
Encontra-se, também, no Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, uma relíquia do Papa, agora, Santo - São João Paulo II, que durante a sua vida teve uma grande ligação a este santuário.

Tudo isto são boas razões para visitar este lindo santuário na cidade de Braga!

Boa Visita:)

(Foto de Susana Lima)


(Foto de Susana Lima)

(Foto de Susana Lima)

(Foto de Susana Lima)

domingo, 18 de setembro de 2016

Turismo Religioso em Fotos: Senhora D'Ajuda, Espinho:)

(Preparação dos tapetes - Festa da Senhora D'Ajuda, Espinho)
(Foto de Joana Lima)


(Preparação dos tapetes - Festa da Senhora D'Ajuda, Espinho)
(Foto de Joana Lima)

(Preparação dos tapetes - Festa da Senhora D'Ajuda, Espinho)
(Foto de Joana Lima)

(Preparação dos tapetes - Festa da Senhora D'Ajuda, Espinho)
(Foto de Joana Lima)

(Andor de Santa Ana - Foto de Joana Lima)

(Andor de Nossa Senhora D'Ajuda)
(Foto de Joana Lima)


(Andor de São João Paulo II)
(Foto de Joana Lima)

(Andor de Nossa Senhora de Lourdes)
(Foto de Joana Lima)

(Andor da Imaculada Pequenina ou Nossa Senhora Menina)
(Foto de Joana Lima)

(Andor do Menino Jesus de Praga)
(Foto de Joana Lima)


Bom Domingo!

Nossa Senhora d' Ajuda, Espinho:)

(Nossa Senhora d' Ajuda - Foto de Joana Lima)

Hoje, dia 18 de Setembro, celebra-se na cidade de Espinho, a Festa de Nossa Senhora d' Ajuda.
Algumas ruas da cidade foram adornadas, não só com as habituais iluminações de festa, como também com tapetes coloridos, feitos com sal, flores e muitos outros materiais. Foram 'desenhados' nos tapetes temas alusivos, este ano de 2016, ao Ano  da Misericórdia.
Na capela junto à praia encontram-se os 34 andores enfeitados com as flores mais variadas, farão parte da procissão que se realizará hoje depois da missa de festa que se celebrará às 16h00.
Andores com santos como São João Paulo II, Santa Teresinha de Lisieux, São Judas Tadeu, Nossa Senhora d' Ajuda, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes, Santiago, entre outros, irão percorrer as ruas de Espinho que se irão encher de gente para as ver passar.
Esta romaria atrai muitas pessoas, anualmente, e é de destacar o factor novidade, como o andor de São João Paulo II, um dos nossos mais recentes santos.
Trata-se de uma celebração que vale a pena assistir.
Visite a cidade de Espinho e conheça a sua linda festa da Nossa Senhora da Ajuda!

Bom Domingo!

(Capela de Espinho - Foto de Joana Lima)



sábado, 17 de setembro de 2016

Já conhece todas as rubricas do blog 'Com Fé no Turismo'?:)

(Igreja das Carmelitas, Porto)
(Foto de Joana Lima)

Já reparou nas diferentes formas como o blog 'Com Fé no Turismo' aborda o Turismo Religioso?

O blog 'Com Fé no Turismo' tem várias rubricas dedicadas ao Turismo Religioso.

1.História do património religioso nacional e internacional
2. História da vida dos santos
3. Música cristã
4. Jogos

Em breve, surgirão duas novas rubricas:)

Estejam atentos!

http://comfenoturismo.blogspot.pt/
www.facebook.com/comfenoturismo/
http://comfenoturismo.tumblr.com/

Bom Fim de Semana!